Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Desmodium craspediferum A.M.G.Azevedo & Abruzzi de Oliveira EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica da Região Sul do país. Tem EOO estimado de 867,72 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A alteração da vegetação campestre pela instalação de culturas anuais e perenes, especialmente atividades de silvicultura com Pinus spp., na região dos Campos de Cima da Serra, foi considerada como principal ameaça e responsável pelo declínio contínuo na qualidade do hábitat da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Desmodium craspediferum A.M.G.Azevedo & Abruzzi de Oliveira;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Caracteres que facilitam o reconhecimento: hábito subarbustivo decumbente, ramos quadrangulares, as folhas unifolioladas e o fruto craspédio (Lima, com. pess.)

Dados populacionais

Foi encontrada uma única população em uma área total de cerca de 1000 hectares vistoriados. Apesar da falta de estudos fitossociológicos ou demográficos que avaliem esta espécie, sua distribuição natural pode ser considerada rarefeita devido à baixa frequência e cobertura observada na natureza e em registros de coleções botânicas. Na região estudada, a população de D. craspediferum foi observada ocorrendo de forma agregada, vegetando em encostas íngremes de solos rasos, no vale do rio dos Touros, entre fendas de rochas e em campos secos adjacentes (Setubal et al., 2010).

Distribuição

Sul (Paraná, Rio Grande do Sul) (Lima et al., 2012). Espécie re-encontrada em Bom Jesus, RS (Setubal et al., 2010).

Ecologia

Subarbusto decumbente em Campo de altitude (Lima et al., 2012).

Ameaças

1.1.2 Wood plantation
Severidade high
Detalhes Setubal et al. (2010) revelam que a principal ameaça verificada à população de D. craspediferum e seu habitat é a alteração da vegetação campestre pela instalação de culturas anuais e perenes, especialmente atividades de silvicultura com Pinus spp., fato que tem avançado de maneira extensiva na paisagem da região dos Campos de Cima da Serra. O crescimento da produção de Pinus vem sendo estimulado por indústrias de celulose e madeira instaladas na região com finalidade de suprir a crescente demanda por estes produtos no mercado nacional e internacional. Os autores verificaram in loco a ameaça na área de estudo onde o estabelecimento de um sistema silvicultural que ocupou áreas adjacentes e semelhantes aos habitats de D. craspediferum.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Presumivelmente Extinta" (PE) segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- IGANCI, J. R. V.; HEIDEN, G.; MIOTTO, S. T. S.; PENNINGTON, R. T. Campos de Cima da Serra: the Brazilian Subtropical Highland Grasslands show an unexpected level of plant endemism. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 167, n. 4, p. 378-393, 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- LIMA, L.C.P.; OLIVEIRA, M.L.A.A.; TOZZI, A.M.G.A. Desmodium in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB101075>.

- LIMA, L. Comunicação da especialista Laura Lima, da Pós-Graduação de Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana (BA), para o analista Arthur Valente, pesquisador do CNCFlora, em 17/11/2011., 2012.

- SETUBAL, R. B.; LIMA, L. C. P.; GRINGS, M. Espécie campestre provavelmente extinta (Desmodium craspediferum Azevedo & Oliveira, Fabaceae) reencontrada no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 8, n. 4, p. 342-348, 2010.

Como citar

CNCFlora. Desmodium craspediferum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Desmodium craspediferum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41